A construção de mais 11,2 quilómetros de rede ciclável e pedonal entre Massamá e Belas e em Queluz, num investimento de 1,5 milhões de euros, arrancou hoje, mas outras empreitadas estão previstas esta semana, informou a Câmara de Sintra.

Após a conclusão da ciclovia entre Agualva e Massamá, numa extensão de 4,5 quilómetros e num investimento de 839 mil euros, foi hoje assinada a consignação da segunda fase, numa extensão de 11,2 quilómetros, por 1,511 milhões de euros, com prazo de execução de nove meses.

A segunda fase, composta por duas empreitadas, prevê a ligação de Massamá a Belas, ao parque do Casal da Barota, e percursos cicláveis na cidade de Queluz. [conheça aqui o projeto em pormenor PDF]

Ciclovia que liga Agualva a Massamá foi inaugurada em 2018

O objetivo, segundo a autarquia, é “promover as deslocações a pé ou de bicicleta”, ligando “equipamentos estruturantes, espaços públicos relevantes, interfaces rodoferroviários, zonas habitacionais, de comércio, serviços e industriais”, e ainda “ligar ao Eixo Verde Azul, à Ponte Verde e à ciclovia da Estrada Nacional 117”.

“Na sexta-feira vai começar a obra em outros dois circuitos, de Rio de Mouro ao Cacém, e dentro da cidade de Agualva-Cacém”, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Segundo o autarca, a ligação ciclável entre Rio de Mouro e o Cacém, numa extensão de sete quilómetros, “vai custar cerca de 1,2 milhões de euros”, e na cidade de Agualva-Cacém o percurso total de cinco quilómetros está orçado “em 1,073 milhões de euros”, com um prazo de execução de dez meses.

Ciclovia que liga Mem Martins à Portela de Sintra foi inaugurada em 2016

“Esta semana começam obras numa extensão de 23,2 quilómetros, que significa um investimento de cerca de 3,6 milhões de euros”, resumiu Basílio Horta.

O autarca salientou que o município projeta investir “o valor global de sete milhões de euros”, ficando assim a faltar “cerca de três milhões de investimento, em cerca de 14 quilómetros, na zona do Atlântico, de Colares até às Azenhas do Mar”.

“Isto são investimentos comparticipados em 50% pela União Europeia, quando estiver tudo pronto o concelho fica ligado por uma rede de ciclovias de 37 quilómetros, desde Queluz até às Azenhas do Mar”, vincou.

Ciclovias e percursos pedonais Rio de Mouro e cidade de Agualva-Cacém que vão ter início na sexta-feira
Rede ciclável dos eixos de Agualva, cidade de Queluz e Belas que tive início esta segunda-feira

Além da ligação de alguns dos percursos ao Eixo Verde e Azul, projeto de requalificação do Jamor que se prolonga pelos concelhos de Amadora e Oeiras, bem como à ribeira da Laje, a rede ciclável abrange também ligações aos interfaces rodoferroviários da Linha de Sintra.