O MU.SA – Museu das Artes de Sintra, inaugura esta sexta-feira, dia 8 de março,  às 17h00, a exposição “O Espaço limitado da pintura” obras da coleção de Nadir Afonso, patente até 5 de janeiro de 2020.

Esta exposição insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, datado de 4 dezembro de 1920.

Diplomado em arquitectura, Nadir Afonso estudou pintura em Parise foi um dos pioneiros da arte cinética. Nadir Afonso é autor de uma teoria estética, tendo publicado em vários livros onde defende que a arte é puramente objectiva e regida por leis de natureza matemática, que tratam a arte não como um acto de imaginação, mas de observação, percepção e manipulação da forma. Nadir Afonso alcançou reconhecimento internacional e está representado em vários museus. As suas obras mais famosas são a série Cidades, que sugerem lugares em todo o mundo. Nadir Afonso, morreu aos 93 anos

A Cidade era um meio priviligiado de observação da geometria e de inspiração para as suas obras, daí resultantes os 167 trabalhos/obras expostos que dão a conhecer a metedologia do artista, e os vários estádios de desenvolvimento da sua obra, através de estudos e telas. 

Grande parte das obras expostas compõem a coleção de Laura Afonso, viúva do pintor, e da Fundação Nadir Afonso.  

A Curadoria da exposição é de Bernardo Pinto de Almeida, Professor Catedrático da Universidade do Porto.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

  • Av. Heliodoro Salgado, Estefânia |
  • 2710-575 SINTRA
  • Tlf. 219 236 101 / 219 243 794

Horário

  • Terça a sexta-feira : 10h00 às 18h00
  • Sábado e domingo : 12h00 às 18h00