Portugal distinguido com o prémio Melhor Destino Sustentável da Europa

Uma distinção anunciada hoje durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo

Portugal recebeu hoje, e pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa, uma distinção anunciada hoje durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo.

O prémio resulta de uma candidatura feita por Portugal, e nos 2.º e 3.º lugares ficaram Bled, uma região da Eslovénia, e Mali Losinj, na Croácia.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2016, o gasto médio por viagem do turista alemão era de 960 euros, e o gasto médio diário fixava-se nos 91 euros. Em 2018, os turistas alemães geraram 1.900 milhões de euros de receitas, mais 9,8 por cento que em 2017.

A feira ITB Berlim termina no próximo domingo. A presença portuguesa conta com as sete regiões das áreas promocionais turísticas portuguesas: Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, ATL – Associação Turismo de Lisboa, Alentejo, Madeira e Açores e 92 empresas distribuídas por 870 m2.

Recorde-se a propósito, que Sintra é um dos 100 Destinos Turísticos Sustentáveis, tendo sido distinguida no dia 27 de setembro de 2017, com a certificação ouro (Gold Award), que reconhece a atratividade, qualidade e sustentabilidade do seu destino turístico.