A Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) vai manifestar-se na próxima quinta-feira, na estação ferroviária de Queluz-Belas, contra a degradação da Linha de Sintra e por um serviço público de qualidade.

Segundo uma nota da CULS enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, está prevista para as 17h30 do dia 07 de março, “uma ação de protesto contra a degradação da Linha de Sintra”, na estação ferroviária de Queluz-Belas, que inclui “o lançamento de um abaixo-assinado por um serviço público de qualidade”.

“Ao longo da última década, os utentes da Linha de Sintra assistiram a uma profunda degradação do serviço prestado pela CP, fruto de políticas que promovem e incentivam a utilização do transporte pessoal em prejuízo do transporte público”, refere a nota da Comissão de Utentes.

A CULS acrescenta que “a falta de manutenção traz consigo a insegurança nos comboios e infraestruturas ferroviárias”, o sucessivo desinvestimento no transporte ferroviário se traduz “num gritante envelhecimento e falta de material circulante”, bem como “numa acelerada degradação das condições de utilização do serviço”.

A anunciada redução do preço do passe social intermodal, que passa a abranger toda a Área Metropolitana de Lisboa, “é um passo importante para a valorização do transporte ferroviário, mas precisa do investimento adequado no serviço público” para corresponder a um aumento do número de utentes, salienta-se na mesma nota.

Abaixo-assinado

No abaixo-assinado que circulará nas próximas semanas pelos utentes reclama-se “o reforço do número de trabalhadores e equipamentos em todas as empresas do setor ferroviário, condição essencial para a melhoria da sua capacidade de resposta e da qualidade do serviço prestado aos utentes”.

“A adoção de medidas concretas de investimento na ferrovia, modernizando as infraestruturas, o material circulante e as instalações, nomeadamente do transporte ferroviário urbano” é também exigido no documento, como forma de contribuir para “um transporte ferroviário desenvolvido, seguro e eficaz”.

A criação, junto das estações, de espaços de estacionamento gratuito destinados aos utentes com título de transporte válido, incentivando a utilização do transporte ferroviário, assim como a requalificação da estação de Algueirão Mem-Martins, sem condições mínimas de conforto, também consta das reivindicações.

No documento defende-se ainda “horários de funcionamento que correspondam às reais necessidades dos utentes, articulando-os com os dos restantes meios de transporte da Área Metropolitana de Lisboa”.

  • Sintra Notícias com Lusa
  • Fotografia: DR CP – arquivo