O município de Oeiras iniciou a construção do Eixo Verde e Azul com a obra de reabilitação do rio Jamor.

O percurso alvo de intervenção, vai permitir a ligação com o passeio marítimo de Oeiras, através da requalificação das margens do rio Jamor ao longo de 3 Km, desde o Santuário de Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide, até à praia da Cruz Quebrada.

A obra foi adjudicada à empresa UniKonstrói, será realizada num prazo de 210 dias e implica um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros.

O Eixo Verde Azul é um projeto que cria uma nova via pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira, em Belas, e a foz do rio Jamor. O projeto é desenvolvido pelas Câmara Municipal de Sintra, Oeiras, Amadora e a Parques de Sintra Monte da Lua.

EIXO VERDE E AZUL AVANÇA EM SINTRA

A nova ligação entre Belas e a foz do Rio Jamor está praticamente concluída do lado de Sintra. Este trajeto, que se inicia no futuro parque municipal da Serra da Carregueira, está em desenvolvimento ao longo do Rio Jamor.

Visita às obras do Eixo Verde e Azul | DR CMS

O Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, estando situado nas margens do rio, será parcialmente integrado neste percurso de mobilidade suave.

A primeira empreitada do projeto, que se iniciou em 2018 e deverá estar terminada no primeiro semestre deste ano, implicou um investimento superior a 1 milhão e 700 mil euros.

O Eixo Verde e Azul implica um investimento de cerca de 11,3 milhões de euros no município de Sintra e beneficiará directamente um total 60 mil pessoas.

“Este é um projeto estruturante para Sintra, que promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, devolvendo assim o espaço público às pessoas e valorizando as nossas cidades e vilas”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no início da obra no município sintrense.

Para Basílio Horta, o Eixo Verde e Azul “concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e das suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades”, e sublinhou “que se trata de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa, visto que somos o único concelho que já está a trabalhar, onde já começaram as obras”.

Trata-se de uma obra “ambiciosa” e que, de acordo com o edil, “vai devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”.

Eixo Verde e Azul liga a Serra da Carregueira em Sintra ao mar