Recital de Fagote e Piano com Eduardo Sirtori e Kodo Yamagishi

ENTRADA LIVRE | Sexta feira, dia 22 de fevereiro, às 19h00, o Conservatório de Música de Sintra acolhe um recital de fagote e piano

Eduardo Sirtori e Kodo Yamagishi, atuam esta sexta feira, às 19h00 no Conservatório de Música de Sintra

Esta sexta feira, dia 22 de fevereiro, às 19h00, o Conservatório de Música de Sintra acolhe um recital de fagote e piano, com os músicos e docentes da Universidade de Évora, Eduardo Sirtori e Kodo Yamagishi.

Do programa constam obras de W.A. Mozart, F. Mignone, P. Ancelin, P.M. Dubois e J. Ibert. O recital tem entrada livre.

Eduardo Sirtori

Natural de Santa Fé, Argentina, Eduardo Sirtori começou a estudar e tocar fagote na Orquestra Sinfónica de Niños da sua província, em 1986. Em 1998, viajou para a Alemanha para estudar na classe de Professor Gustavo Núñez (1º fagote, Royal Concertgebow, de Ámsterdão), na Escola Superior de Düsseldorf onde completou o diploma com menção honrosa em 2002.

Em paralelo com os seus estudos formais, Eduardo participou ativamente nas masterclasses dos fagotistas mais aclamados no mundo. Em 1999,  recebeu uma bolsa de estudos da UNESCO para aprofundar o seu trabalho em Música de Câmara e foi convidado para participar numa residência no Banff Center for the Arts, em Alberta, Canadá. Entre outros prémios recebidos por Eduardo Sirtori destaca-se o prémio Mozarteum em Música de Câmara, a Bolsa da Fundação Antorchas (Argentina) e do Ministério de Relações Externas de Alemanha em Bonn.

Atualmente, é Professor de Fagote e Música de Câmara na Universidade de Évora e da Academia de Artes de Sines (Portugal), e desempenha funções como assistente e/ou professor substituto nas escolas superiores de Düsseldorf e Karlsruhe. O trabalho de Eduardo Sirtori estimulou a criatividade de alguns compositores que lhe dedicaram várias obras nos últimos anos, entre eles Walter Heinze, Gordon Lawson e Sérgio Azevedo.

Kodo Yamagishi

Nascido no Japão em 1971, Kodo Yamagishi estudou na Universidade de Música de Viena, na classe de direção musical de U. Lajovic, onde obteve o mestrado. Nessa época trabalhou como correpetidor e maestro em produções de óperas e dirigiu a Orquestra Pró-Arte de Viena.

Participou ainda nas master classes de direção, piano e interpretação de Lieder em Viena, no Cairo, em Weimar e com Dietrich Fischer-Dieskau em Estugarda. Desde 1997 que atua como assistente nas master classes do maestro E. Acel.

De 2002 a 2004 trabalhou como maestro correpetidor e Kapellmeister no Pfalztheater em Kaiserslautern (Alemanha), onde teve oportunidade de dirigir 22 récitas de óperas.

Em 2004 dirigiu a Orquestra Nacional da Cidade de Oradea, na Roménia, e desde a temporada 2004/05 é maestro assistente do Coro do Teatro São Carlos, de Lisboa.

Foi vencedor do Prémio “Finalista” (2.º lugar) do II Concurso International de Direcção de Orquestras e Prémio “OSESP” em São Paulo.