Reúnem-se mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história | Foto: DR José Antunes

Continua patente ao público a exposição, “Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é o nome da recente mostra que pode ser visitada no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Boa parte das coleções expostas resultam do trabalho de investigação arqueológica levado a cabo durante largos anos pela própria equipa do Museu.

Reúnem-se mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – nos comprovam estarmos perante as mais antigas evidências de comunidades plenamente agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam quer as atividades quotidianas vivenciadas nos sítios de habitat – entre os quais assumem especial destaque os do Neolítico antigo de São Pedro de Canaferrim e do Lapiás das Lameiras, bem como o povoado fortificado calcolítico de Olelas –, quer ainda os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo em análise – ilustrados através dos notáveis espólios descobertos na Anta das Pedras da Granja, no Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs e na Tholos da Várzea de Sintra.

Alguns dos mais significativos conjuntos são agora apresentados a público pela primeira vez.

Não deixe de visitar. Imperdível!

  • Acesso: 2,00€
  • Horário: De terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Fotografia: DR José Antunes