“Peça do Mês” no Museu Anjos Teixeira e a exposição de Camélias e Orquídeas, em destaque este fim de semana.

O Museu Anjos Teixeira promove mensalmente a “Peça dos Mês”, em fevereiro a peça exposta é “Varinas”, composta por duas máscaras que representam a beleza feminina segundo a perspetiva de Artur Anjos Teixeira.

Esta sábado, dia 9 de fevereiro, o Museu Anjos Teixeira dinamiza a atividade “A brincar, artista vou-me tornar!”, das 15h30 às 17h30.

A atividade alusiva ao Carnaval e destinada a toda a família, insere-se no programa “Sábados no Museu” e pretende ajudar na elaboração de máscaras carnavalescas.

Não perca a “Exposição de Camélias e Orquídeas”, no Terreiro do Palácio Nacional de Sintra, antecipa a chegada da Primavera. O evento – a decorrer nos dias 9 e 10 de Fevereiro – conta com um vasto programa de actividades, como visitas guiadas, workshops, espectáculos e demonstrações.

O MotoClube TT Montes Saloios organiza no dia 10 de fevereiro, pelas 9h00, a prova desportiva “VIII Trail Montes Saloios” cujo início e chegada terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Covas de Ferro, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

A exposição “Retratos e Caricaturas: Traços da Alma”, com trabalhos dos utentes da Casa de Saúde do Telhal e Coleções do Museu São João de Deus, continua patente até dia 17 de fevereiro, na Casa da Lívio de Morais.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra, tem em exibição até 17 de fevereiro três exposições: “Stills & Frames”, “A Coleção J. Eduardo Lima Cascada” e a exposição de fotografia de Alexandra Patuleia.

A exposição “Stills & Frames”, dos artistas Bárbara Pastor e Fábio Colaço, coloca em diálogo um conjunto de trabalhos dos autores.

Embora endereçam por caminhos conceptualmente diferentes, ambas as obras acabam por se contaminar mutuamente no espaço expositivo, dialogando entre si e potenciando camadas de leitura recíprocas.

A “Coleção J. Eduardo Lima Cascada”, foi constituída ao longo de vários anos e é uma coleção de arte composta por pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de autores e estilos artísticos diversos doada ao município de Sintra em 2018.

A exposição de fotografia de Alexandra Patuleia, vencedora do Prémio de Fotografia de Sintra 2017, resulta da interação, partilha e conjunção de sentidos, intuições, alegrias, paixões, mistérios, sonhos, vulnerabilidades… Imagens que prendem o observador convidando-o a um olhar mais atento.

O Museu Anjos Teixeira continua, até 5 de maio, com a exibição da exposição “Vida e obra de Artur Anjos Teixeira”.

Nesta mostra é revelado um pouco da vida e obra de um dos escultores portugueses mais importantes do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

A Casa dos Hipopómatos promove um encontro com a autora Catarina Sobral para uma conversa informal, seguida de uma sessão de autógrafos, no dia 9 de fevereiro, pelas 16h00.

A Fablab Sintra dinamiza, das 14h30 às 17h00, um Workshop de Artes Decorativas, com a formadora Teresa Lagartinho.