Escola da Guarda em Queluz entrega 20 novos cães à GNR

Os novos cães vão permitir reforçar diferentes vertentes operacionais da GNR

Foto | DR Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR

Devido às condições meteorológicas, a cerimónia foi adiada para data a divulgar oportunamente.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai receber esta quarta-feira, na Escola da Guarda, em Queluz, 20 novos cães, que vão reforçar diferentes vertentes operacionais.

A cerimónia que terá lugar às 15h00, será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General, Luís Francisco Botelho Miguel, entre outras entidades.

Durante a cerimónia, haverá uma demonstração do processo de treino cinotécnico e uma apresentação de capacidades do Grupo de Intervenção Cinotécnico, através de exercícios práticos, nomeadamente: abordagem a suspeitos, em cenário de vigilância de fronteira; deteção de drogas, armas, papel-moeda e explosivos; localização de pessoa desaparecidas; e por último, uma apresentação de uma sessão de terapia assistida por animais.

Os novos cães vão permitir reforçar diferentes vertentes operacionais da GNR, designadamente na busca e socorro; deteção de produtos; intervenção tática e segurança e intervenção (patrulhamento preventivo).

Fotografia: DR Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR