O município de Sintra vai assinar um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra-Monte da Lua, para implementação do sistema integrado de deteção precoce de colunas de fumo no âmbito do sistema de proteção civil e da defesa da floresta contra incêndios.

“São relevantes ações com a videovigilância ou outros meios que se revelem tecnologicamente adequados que possam contribuir para o sucesso e eficácia da rede de vigilância e deteção de incêndios”, considera, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Posto de Vigia na Serra de Sintra

Tendo em vista a contenção e combate precoce de fogos florestais, é particularmente eficaz a deteção de colunas de fumo na sua fase inicial e o acompanhamento da sua evolução, como mecanismo complementar à Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV).

De entre as capacidades do modo digital a serem exploradas é de referir a captação de imagens em funções de videovigilância para deteção de colunas de fumo.

“Assim, a autarquia a partir da infraestrutura existente, vai criar um sistema integrado de deteção colunas fogo”, adianta a autarquia no seu site.