A esquadra da PSP no bairro da Bela Vista, em Setúbal, foi atingida esta noite por ‘cocktails molotov’ e na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, distrito de Lisboa, foram incendiados caixotes do lixo e viaturas, segundo a PSP.

Num comunicado emitido esta manhã às 7.50, a direção nacional da PSP diz que os incêndios das viaturas de Odivelas e da Póvoa de Santo Adrião ocorreram ontem pelas 21.40, “com recurso a cocktails molotov”.

“Posteriormente, foram incendiados e destruídos onze caixotes do lixo e danificadas, nesta sequência, cinco viaturas, na zona circundante ao Bairro da Cidade Nova, também com a utilização de cocktails molotov”, lê-se ainda no comunicado.

“No seguimento destes factos, a PSP desenvolveu diligências e investigações que permitiram intercetar quatro suspeitos, tendo sido detido um indivíduo do sexo masculino, de 18 anos de idade, depois de reconhecimento por testemunhas como um dos autores do lançamento dos engenhos incendiários.”

Ainda de acordo com a polícia, mais tarde, pelas 3.15, na Bela Vista, Setúbal, foram lançados três cocktails molotov contra a esquadra da PSP. Mas “nada indiciando, até ao momento, que [estas ocorrências] estejam associados à manifestação ocorrida ontem no Terreiro do Paço”.

A polícia garante no comunicado que “o clima de segurança foi restabelecido nas zonas acima mencionadas, reforçado o dispositivo policial nos locais, garantindo a tranquilidade e normalidade a todos os residentes”.

Na segunda-feira, quatro pessoas foram detidas na sequência do apedrejamento de elementos da PSP por parte de moradores do bairro social da Jamaica, no Seixal, distrito de Setúbal, que protestaram em Lisboa, frente ao Ministério da Administração Interna, para dizer “basta” à violência policial e “abaixo o racismo”.

Segundo o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, os manifestantes subiram cerca das 17:00 a Avenida da Liberdade, em direção ao Marquês de Pombal, onde ocuparam a praça central.

Pelas 18:30 começaram a descer a avenida, ocupando as faixas centrais e impedindo a circulação rodoviária, indicou a fonte, explicando que quando os elementos da PSP os obrigaram a passar para o passeio começaram a lançar pedras contra os agentes da autoridade e “pelo menos dois petardos”.

Esta reação obrigou a “uma intervenção mais musculada da PSP”, levando os manifestantes a dispersarem, indicou a fonte, não adiantando se foram disparados tiros