Os Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra anunciaram esta sexta-feira que já têm ao serviço a nova viatura pesada de combate a incêndios urbanos.

A viatura “VUCI02” está dotada de capacidade para socorrer acidentes de viação bem como incêndios urbanos e outros, este equipamento reforça a capacidade operacional dos bombeiros.

A VUCI02 está dotada de capacidades para socorrer acidentes de viação

A aquisição da viatura resulta do protocolo assinado, no final de 2017, entre a Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), Câmara Municipal de Sintra, Fundação Cultursintra e as nove associações de bombeiros do concelho de Sintra.

O protocolo permitiu disponibilizar às associações de bombeiros 2 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões da PSML, enquanto a autarquia e a fundação Cultursintra assumiram 50 mil euros cada.

Cada uma das corporações adquiriu um equipamento operacional, onde foram investidos um total de 1,4 milhões de euros, a que se acrescentou a compra de equipamentos resistentes ao fogo, no total 540 mil euros.

Para além destes dois investimentos, o protocolo permitiu a aquisição de câmaras térmicas para visualizar eventuais vítimas ameaçadas por incêndios, rodeadas de fumo, um investimento de cerca de 60 mil euros.

Fotos: DR BVSP