Cabo da Roca em obras para mais serviços e reforço de condições turísticas

As obras de remodelação do Farol do Cabo da Roca deverão estar concluídas em 2020 e prevê um investimento de 1,7 milhões de euros

Já se iniciaram as obras de ‘Recuperação e Adaptação a Instalações de Apoio à Visita’ no Farol do Cabo da Roca, situado na freguesia de Colares, no concelho de Sintra, no âmbito de um protocolo assinado, o ano passado, entre a Autoridade Marítima e a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML).

O objetivo é aproveitar todo o espaço do farol e fazer uma maior divulgação da atividade dos faróis, dos faroleiros, reunindo uma série de potencialidades, para que possa haver mais serviços, que permitam melhorar o acesso dos visitantes, criando condições para que as pessoas visitem o ponto mais ocidental da Europa continental.

O Protocolo celebrado entre a Direção Geral da Autoridade Marítima a Empresa da capitais públicos, a Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), prevê utilizar o potencial do lugar, preservar e divulgar o património e a história.

Há um conjunto de casas que eram ocupadas pelos faroleiros e que devido à automatização do sistema de faróis, se encontram desocupadas, e vão ser agora transformadas e adaptadas. O espaço a intervir contará ainda com uma bilheteira, loja de recordações, um museu o três casas de turismo rural e uma cafetaria e esplanada.

Recorde-se, o Farol do Cabo da Roca que data de 1772 é o terceiro mais antigo da costa portuguesa, ainda em funcionamento. No decorrer do século 20, foi alvo de várias intervenções, para a sua modernização. Deste o início do processo de automatização, há cerca de 30 anos, houve uma redução do número de faroleiros, que passaram de 210 para 144.

As obras de remodelação do Farol do Cabo da Roca deverão estar concluídas em 2020 e prevê um investimento de 1,7 milhões de euros.

O Farol que manterá a função principal de sinalização e segurança marítima, é o terceiro a ser concessionado, depois do farol do Santa Marta, em Cascais e do Cabo de São Vicente, em Sagres.