José Estrela Duarte | Boas Festas

(...) Nunca tudo está feito e é importante compreender esta faceta do tempo e da vida, para podermos de forma atempada aprender e corrigir situações que vão surgindo (...)

O Natal é um momento especial para todos. Ninguém fica indiferente a esta época natalícia. É tempo de festa e de desejarmos aos nossos familiares e amigos aquilo que também para nós queremos, isto é, um excelente Natal e um Feliz Ano Novo.

Ao longo do ano de 2019 iremos continuar a potenciar o nosso serviço de intervenção social que tem vindo a assumir, um papel importante na prevenção, deteção precoce de dificuldades sociais, relacionais e emocionais das crianças e suas famílias.

Continuaremos a desenvolver ações que permitam reforçar o nosso Micro mercado – social, com o apoio efetivo da Câmara Municipal de Sintra, para o apoio alimentar a distribuir às famílias, de forma pontual e, sem resposta imediata. Como, ainda, fortalecer as parcerias já existentes, no caso o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, (POAPMC) que prevê a distribuição de géneros alimentares (secos, frescos e congelados) a pessoas com critérios de elegibilidade, identificados em conjunto com Segurança Social e os nossos serviços de ação social.

Vamos continuar a apoiar os nossos seniores com o objetivo de lhes proporcionar um envelhecimento feliz e ativo. Ao longo do próximo ano, continuaremos a promover atividades/iniciativas de forma regular, proporcionando novas experiências e aprendizagens, quebrando a rotina e a solidão, bem como, contribuir para a minimização de situações de exclusão social.

Continuaremos a apostar na educação com o desenvolvimento de projetos educativos que envolvem as escolas, alunos, professores e associações de pais e a comunidade. Iremos continuar a reforçar os laços existentes com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Oriental, apoiando as nossas crianças na melhoria das condições de vida das suas famílias.

Vamos continuar a valorizar os espaços do cemitério assegurando a gestão, conservação, manutenção, de forma eficiente, prestando um serviço público de qualidade.

Ao longo do próximo ano, continuaremos a garantir uma gestão eficaz na manutenção dos jardins e espaços verdes, a preservação do espaço que nos rodeia, desenvolvendo iniciativas para a comunidade.

Vamos continuar a reforçar os contactos com os serviços da Câmara Municipal de Sintra, para continuarem a serem realizadas obras importantes para a freguesia.

Através do Orçamento Participativo (OP2019), pretendemos dar a todos os cidadãos a possibilidade de, em igualdade de condições, poderem participar na tomada de decisões e na gestão de recursos.

Provavelmente, com o passar dos dias, iremos descobrir novas carências, novas áreas em que teremos de intervir, novos problemas que teremos de solucionar. Nunca tudo está feito e é importante compreender esta faceta do tempo e da vida, para podermos de forma atempada aprender e corrigir situações que vão surgindo.

Subscrevo uma saudação muito especial a todos os munícipes da freguesia do Cacém e São Marcos, a todos os funcionários e a todos aqueles que contribuem para que, ano após ano, se ultrapasse, todas as etapas com trabalho, perseverança e dedicação!

Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente ano de 2019.


José Estrela Duarte,  Presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos