“Ano Municipal da Juventude” em Sintra vai ser em 2020

Sintra é o segundo município do pais em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos

Centro Histórico de Sintra | Foto: DR CMS

A Câmara de Sintra aprovou, esta terça-feira, em reunião de executivo, que o ano de 2020 seja o “Ano Municipal da Juventude”.

O projeto vai promover ao longo do ano de 2020 um conjunto de iniciativas descentralizadas, que envolvam as associações, as associações de estudantes, os grupos informais de jovens e os jovens, através da participação, pondo em evidência as suas realidades, as suas necessidades e anseios, permitindo igualmente dar visibilidade e valorizar a dimensão coletiva que congrega os jovens em torno de manifestações de participação culturais e artísticas.

A iniciativa tem como objetivo “desenvolver uma política local dirigida aos jovens a partir do conhecimento da realidade e da condição dos jovens do concelho”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara e Sintra.

O autarca defendeu que a iniciativa vai aprofundar o “conhecimento da realidade dos jovens e criar mecanismos de apoio financeiro aos projetos apresentados pelos jovens e suas organizações”, sublinhando que se pretende “criar condições para a participação dos jovens ao nível local e garantir espaços e oportunidades para o exercício da cidadania”.

“A estratégia de concretização passa pelo envolvimento do Conselho Municipal Jovem de Sintra ao longo do ano de 2019, aplicação de inquérito aos jovens, reforço do associativismo juvenil existente, reconhecer e valorizar as experiencias existentes de trabalho com os jovens”, entre outras iniciativas adianta a autarquia, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Recorde-se que Sintra é o segundo município do pais em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos.

No ano letivo de 2016/2017 encontravam-se a frequentar o 3º ciclo do ensino básico cerca de 13 mil alunos e no ensino secundário 12 mil. Existem também cerca de 11 mil jovens universitários que se deslocam diariamente para estabelecimentos de ensino superior fora do concelho de Sintra.