Já se iniciaram as obras para a construção de um novo edifício da CERCITOP – Cooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo o País, CRL, equipamento que irá funcionar como Centro de Atividades Ocupacionais, com capacidade para 60 vagas, correspondendo a duas unidades orgânicas, destinado a pessoas com deficiência, .

O novo edifício, tem um custo de 1,4 milhões de euros e conta com  uma comparticipação financeira do município de Sintra, no âmbito de um contrato-programa de 290 mil euros, assinado o ano passado.

A organização interna do edifício foi concebida de modo a integrar uma distribuição agrupando núcleos de seis salas de atividades com capacidade para 10 utentes cada. Estão previstas duas salas no piso térreo e as restantes quatro, no piso elevado.

“A distribuição interna desenvolve-se toda a partir de um núcleo central aglutinador correspondente a um pátio que se pretende que seja exterior e que possa eventualmente ser esporadicamente utilizado. Este pátio integrará vegetação e articulará os percursos internos que ligam as diferentes salas e as comunicações verticais. Este vazado implantado no núcleo do edifício tem também a função integrar uma equilibrada resposta térmica e de climatização passiva da edificação”, adianta a CERCITOP no facebook.

O centro irá dispor de espaço exterior envolvente para usufruto e desenvolvimento de atividades ocupacionais dos utentes em comunicação directa com as salas e ginásio. No piso elevado foi considerada uma área periférica em terraço para a mesma função de utilização do espaço exterior”.

“Refira-se que neste piso foi previsto nas zona sem altura com guarda, elementos laminados metálicos horizontais vencendo toda a altura do piso, com vista a prevenir quedas de pisos elevados, garantindo-se assim a segurança dos utentes”, explica a CERCITOP.

CRecorde-se, a CERCITOP, CRL é uma Cooperativa de Solidariedade Social, instituição sem fins lucrativos, cuja missão é proporcionar respostas de qualidade a qualquer pessoa com dependência ou incapacidade.

Desde 1999, data do início de funcionamento, e tendo como valores, “Profissionalismo”, o “Respeito”, a “Confiança” e o “Humanismo”, tem vindo a criar estruturas e serviços, “desenvolvendo atividades cujo objetivo é ir ao encontro das necessidades da comunidade, especialmente dos grupos mais fragilizados”.