“Sintra foi abandonada em termos de saúde durante muitos anos”

Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Cooperação para Instalação da Unidade de Saúde de Belas entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Município de Sintra

O município de Sintra assinou hoje um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, para a construção do Centro de Saúde de Belas, cerimónia que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, do Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e da presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves.

O protocolo assinado no Centro Histórico de Sintra, na Quinta Mont Fleuri, tem como propósito fazer a adaptação/transformação de uma antiga escola na freguesia em Centro de Saúde de Belas, obras que deverão estar concluídas durante o primeiro semestre de 2010.

“Sintra foi abandonada em termos de saúde durante muitos anos”, salientou o presidente da câmara, Basílio Horta, recordando que o concelho nem uma viatura de suporte avançado de vida tinha ao serviço Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

O presidente da Câmara de Sintra, admitiu que há quem entenda que a autarquia não devia assumir encargos em áreas da competência governamental, mas advogou que não há melhor maneira “de devolver aos contribuintes em serviços aquilo que eles pagam em impostos do que lhes dar melhor saúde e melhor segurança”.

Nas obras de construção do Centro de Saúde de Belas, o município compromete-se a reabilitar e adaptar a antiga escola pública, na avenida Veiga da Cunha, com uma área de 770 metros quadrados, para instalação da futura unidade de saúde de Belas. Atualmente, os cerca de 11.400 utentes de Belas são atendidos em Monte Abraão.

O imóvel será depois arrendado à ARS, que pagará uma renda mensal não superior a 3.350 euros, por um prazo determinado até refletir o valor global do investimento do município no edifício, posteriormente cedido a título gratuito à ARS pelo menos durante dez anos.

“A Junta de Freguesia de Queluz e Belas congratula-se com o dinamismo e resolução da Câmara Municipal de Sintra que consegue, assim, dar resposta a uma aspiração há muito almejada pela população, que ansiava por uma unidade de cuidados básicos de saúde condigna, e cuja reivindicação assumiu uma das prioridades deste Executivo”, regozija-se Paula Alves, presidente da União de Freguesias de Belas e Queluz, na página da autarquia.

Recorde-se, este é o sexto protocolo assinado com a Administração central, depois dos acordos de colaboração para construção das unidades de Queluz, Sintra, Almargem do Bispo, Agualva e Algueirão-Mem Martins.