Mercado de Natal de Queluz e Belas. De 23 a 25 de novembro. A iniciativa realiza-se, no Jardim Conde de Almeida Araújo, em Queluz, onde os visitantes poderão encontrar peças de artesanato originais, desde o tradicional ao contemporâneo, para além de um programa da animação realizada pelas Instituições da União das Freguesias presentes na iniciativa com entrada livre.

Feira da Castanha em Mem Martins. Este fim de semana, a partir de sexta-feira, 23 de novembro a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins,  promove a Feira da Castanha, na Quinta de Santa Teresinha, em Mem Martins. Ao longo do fim-de-semana, os visitantes podem ainda assistir a diversas ações de animação de rua, gastronomia, fumeiro e baile.

Na Escola Secundária Matias Aires, em Agualva, realiza-se este sábado, 24 de novembro, uma Feira Solidária, feita através da entrega de um bem alimentar, que serão entregues a famílias carenciadas da União de Freguesia, no âmbito do projeto Mercearia Solidária.

A Biblioteca Municipal de Sintra promove um ateliê de escrita criativa, onde os participantes irão brincar com as palavras, descobrir novos sentidos e criar histórias na ocupação da folha em branco, no dia 24 de novembro, às 16h00.

A Casa da Cultura Lívio de Morais recebe a exposição de trabalhos realizados durante os Workshops de Bordados e Pintura Artística, patente de 23 de novembro até 30 de dezembro.

No âmbito do LEFFEST Lisbon & Sintra Film Festival, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente três exposições até dia 30 de dezembro. “Small Stories”, de David Lynch, “Psychogenic Fugue”, de Sandro Miller e “Artures”, de Yüksel Arslan.

A exposição de fotomontagens “Small Stories” de David Lynch são retratos fotográficos recortados, reproduções de desenhos e gravuras. Reúne 55 fotomontagens, que permitem a associação de pessoas ou cenas que pertencem a dimensões espácio-temporais distintas.

“Artures”, de Yüksel Arslan, é uma combinação de ritmos e texturas da memória, e da história, o discurso de Arslan ultrapassa uma possível categorização, sendo que ele próprio, em 1962, criou o acrónimo “arture” (a partir da palavra “arte” e do sufixo “ure”, como em peinture e sculpture).

“Psychogenic Fugue”, de Sandro Miller, contempla uma série de fotografias e uma curta-metragem, produzidas em 2017, com as personagens mais icónicas da obra de David Lynch, interpretadas por John Malkovich.

O Museu Anjos Teixeira tem patente a exposição temporária “A Beleza Animal”, até 6 de janeiro. Em jeito de trilogia, foram organizadas três exposições que pretendem exibir a procura da beleza das formas por parte dos Mestres Artur e Pedro Anjos Teixeira.

A clássica história de “A Bela Adormecida” continua em exibição na Quinta da Regaleira pela bYfurcação Teatro, até 16 de dezembro, aos sábados às 16h00 e domingos às 11h00.

Projeto “Casa Assombrada – Beatriz”, pelo Teatro Reflexo continua em Sintra. A história, criada por Michel Simeão, promete proporcionar uma experiência de cortar a respiração desafiando os mais destemidos numa experiência aterrorizadora. Até 29 de dezembro, de quinta-feira a sábado, a partir das 21h00.

 

Fotografia: Portela de Sintra / Sintra Notícias