A dona da Brico Depôt vai sair de Portugal, onde tem três lojas, uma delas na freguesia de Rio de Mouro, e mais de 200 funcionários. De acordo com a empresa, esta saída deverá concretizar-se no próximo ano. A Kingfisher também decidiu sair de Espanha e da Rússia, depois de ter apresentado vendas fracas no trimestre, devido sobretudo ao mercado francês, avança o Jornal de Negócios.

“Apenas anunciámos os nossos planos, por isso é difícil ser preciso”, afirmou fonte oficial da Kingfisher ao Jornal Negócios, referindo, contudo, que a saída de Portugal “deverá acontecer no próximo ano”.

A decisão de abandonar o mercado português (onde entrou em 2014), Espanha e Rússia é tomada depois de as vendas comparáveis do grupo terem caído 1,3% no trimestre terminado a 31 de Outubro, o que reflectiu o desempenho negativo da Castorama France, que registou uma queda das vendas de 7,3% – os analistas estimavam uma descida de cerca de 3%.

A Rússia e a Península Ibérica representam cerca de 7% das vendas totais da Kingfisher, com 20 e 31 lojas, respectivamente. Destas, três são em Portugal, nomeadamente Loures, Rio de Mouro e Vila Nova de Gaia, as quais empregam 226 funcionários, de acordo com fonte oficial da empresa.