A Proteção Civil de Sintra procedeu, ao final da tarde desta terça-feira, à selagem um imóvel na Travessa João de Deus, no centro de Sintra, por risco de derrocada. No edifício, composto por quatro frações, habitam seis pessoas, que temporariamente vão ficar desalojadas.

Imagem do interior do prédio

A notícia avançada pelo JN adianta que a decisão de retirar as pessoas foi tomada pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Sintra, com base num relatório da Proteção Civil Municipal. “Quando está em causa a segurança das pessoas, não podemos hesitar”, disse ao JN, Basílio Horta.

Fonte da Autarquia adiantou ao JN que o imóvel em questão apresenta “fissuras importantes na empena virada para a rua André Albuquerque, que se tornaram visíveis a olho nu e que aumentaram de extensão em sequência das últimas chuvadas”.

Também segundo o JN o piso interior do Rés-do-Chão Esquerdo apresenta um desnível superior a cinco centímetros, fissuras ao nível das ombreiras das portas e cantarias seccionadas, a par de janelas igualmente fora de esquadria. Perante este cenário, há a suspeita do imóvel se encontrar “descalço” nas suas fundações, pelo que foi decidida a sua evacuação.

Segundo a mesma fonte, o imóvel foi selado pelos serviços da Proteção Civil e “só voltará a reabrir quando estiverem reunidas todas as condições de segurança para salvaguarda de pessoas e bens”.

Os seis habitantes do prédio vão ficar temporariamente em casa de familiares, pelo que não houve necessidade de proceder ao seu realojamento.