Das buscas resultaram ainda a apreensão de 17 veículos ligeiros

O Comando Territorial de Lisboa, através do Destacamento Territorial de Sintra da GNR,  desenvolveu esta segunda-feira, 12 de novembro, uma operação policial que visou um grupo criminoso que se dedicava ao furto de veículos por encomenda.

A operação foi o culminar de uma investigação conjunta com a 4.ª Secção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Tribunal da Comarca Oeste – Sintra, que decorria há sete meses e visava a prática do crime de associação criminosa, “furto qualificado, recetação, viciação de veículos e falsificação de documentos, em que o grupo procedia ao desmantelamento das viaturas, vendendo as peças para equipar carros modificados utilizados em corridas ilegais, no distrito de Lisboa” apurou o SINTRA NOTÍCIAS.

A ação dos suspeitos abrangia a área da grande Lisboa e a operação desenvolveu-se em Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Alverca, sendo realizadas 40 buscas, das quais 14 domiciliárias, cinco não domiciliárias (oficinas e sucateiras) e 21 a veículos.

Das diligências resultou a detenção de 14 homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 45 anos, em que 13 foram detidos por furtos qualificados (um em flagrante delito) e um por posse de produto estupefaciente.

Das buscas resultaram ainda a apreensão de 17 veículos ligeiros; quatro motociclos; 78 peças autos (das quais se destaca oito centralinas e dois aparelhos de diagnóstico); 20 documentos automóveis; 13 jantes com pneus; 30 doses de haxixe; uma arma de fogo; cinco armas brancas; 46 telemóveis; cinco portáteis e três tablets e 980 euros em numerário.

Registaram-se ainda 17 contraordenações ambientais no valor superior a 51 mil euros, nomeadamente seis por detenção de cães de raça potencialmente perigosa; dois por falta de registo de canídeos; dois por falta de licenciamento de utilização de edifício ou suas infraestruturas; dois por incumprimento do registo SIRAP (resíduos); dois por realização de operações de tratamentos de veículos em fim de vida sem licença; um por incumprimento do destino final dos resíduos; um por falta de vacinação antirrábica do canídeo e um por descarga de óleos no solo.

Os 14 detidos, na sua maioria com antecedentes criminais relacionados com o mesmo tipo de crime, serão presentes hoje, dia 13 de novembro, no Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra.

Esta operação envolveu 236 operacionais e contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública.