Bruno Parreira elogia dinâmica económica que captou investimento de novo hospital para Rio de Mouro

"Oxalá seja possível que alguns percebam que há oportunidades que Sintra não pode perder"

O presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro elogiou o dinamismo da economia sintrense que possibilidade a construção de um novo hospital, do Grupo Trofa Saúde, no Alto do Forte na freguesia que preside.

“De repente somos animados pela possibilidade de investimento do Grupo Trofa Saúde na freguesia de Rio de Mouro”, afirma o autarca num artigo de opinião publicado esta manhã.

Bruno Parreira lembra que é “de um outro tempo: Sou de um tempo em que o IC-19 era um cemitério de empresas. Um deles era um conjunto de edifícios, ainda hoje abandonados, em frente à Printer. Precisamente o local onde a Trofa Saúde se propõe construir o seu novo hospital em Sintra”.

O presidente da Junta de Freguesia defende que “Sintra foi anos a fio o patinho feio do investimento na área metropolitana de Lisboa”, mas que “em 2013 a ideia foi clara”, assumida por Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra: “Captar investimento e tornar Sintra num município amigável para o empresário e investidor”.

O autarca lembra que “a aprovação do Regulamento dos Projetos de Relevante Interesse Municipal veio estabelecer regras e objetivos claros, transparentes e rigorosos” e que o Grupo Trofa Saúde cumpre “com esses requisitos e estará por isso em condições de receber esses benefícios fiscais”.

No entanto o presidente da Junta de Freguesia afirma que, “já há quem se inquiete, porque é um grupo de saúde privado, como se o investimento privado não fosse importante para o desenvolvimento de qualquer economia”. O autarca admite “reservas caso não estivesse Sintra a construir o seu próprio hospital público [ver aqui] e cinco novos centros de saúde”.

Bruno Parreira considera que “tudo parece crescer, dinamizar-se e fazer sentido”, mas apela para que seja possível discutir o assunto sem complexos ideológicos. “Oxalá seja possível que alguns percebam que há oportunidades que Sintra não pode perder”, reforça o autarca. “Que nenhum interesse político partidário, que nenhuma visão enclausurada nas catacumbas da pré-história, nos possa impedir de conquistar o nosso futuro”, defende no artigo de opinião [ver aqui].

O grupo Trofa Saúde pretende construir no Alto do Forte, na freguesia de Rio de Mouro, junto ao Itinerário Complementar 19 (Lisboa-Sintra), um hospital privado, num investimento de 30 milhões de euros.

A unidade hospitalar, num edifício com 30.000 metros quadrados que requalifica uma zona abandonada e degradada junto do IC19, terá as valências de “ambulatório, imagiologia e radiologia, urgência para adultos e pediátrica, bloco operatório, internamento e posto de análises clínicas”.