O novo Hospital de Sintra deverá estar em funcionamento em 2021, segundo a proposta de Orçamento de Estado (OE) apresentado esta manhã por Mário Centeno.

A proposta de OE, entregue ontem ao final dia, faz o ponto de situação dos investimentos na área da saúde. Em causa estão os hospitais programados de Lisboa Oriental, Évora, Sintra, Seixal e Funchal. O próprio documento que explica em que fase estão os projetos e quando se pode ou não esperar o início da construção.

O Hospital de Sintra é onde o processo está mais avançado. Já há “contrato assinado pela Câmara Municipal de Sintra em setembro de 2018, com adjudicação do gabinete de arquitetura que irá proceder à elaboração do projeto”, pode ler-se no OE. “Estima-se que esta fase esteja concluída em fevereiro de 2019, para posterior lançamento de concurso para realização da obra, estimando-se que o novo hospital possa entrar em funcionamento em 2021″.

Já quanto ao Hospital de Lisboa Oriental, não há datas quanto ao início da construção. “O concurso foi lançado em dezembro de 2017 encontrando-se, até ao final de 2018, em fase de preparação de propostas por parte dos concorrentes privados”.

No Hospital do Seixal, foi feito o “lançamento do procedimento concursal pela ARSLVT em julho de 2018, com data limite para entrega de propostas até ao final de outubro de 2018; foi feita uma adenda ao Acordo Estratégico de colaboração com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), no sentido de atualizar dados constantes do anterior acordo e ficando previsto que a CMS suportará os encargos relativos à elaboração do projeto de acessibilidades e infraestruturas do hospital, integrado no respetivo projeto global de construção; estima-se que o novo hospital possa entrar em funcionamento em 2021/2022”.

 

APROVAÇÃO EM SETEMBRO

Sintra aprovou em setembro o projeto e solução de arquitetura do novo hospital de Sintra.

A elaboração do projeto deverá estar concluída em fevereiro de 2019, altura em que será lançado o concurso para a realização da obra, cumprindo assim os prazos das várias fases programadas para a concretização da obra.

O novo Hospital de Sintra, no Bairro da Cavaleira na freguesia de Algueirão-Mem Martins, será constituído por três unidades, ambulatório programado, serviço de urgência básica e unidade de convalescença.

A autarquia investe 29,617 milhões de euros no projeto, fiscalização e obra e o Estado assume 21,660 milhões com aquisição do equipamento médico, geral e informático e está prevista a sua conclusão em 2021.

A prestação de serviço de estudo e projeto foi adjudicada a Vitor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos, S.A. pelo valor de um milhão de euros + IVA. O vencedor deste concurso público terá agora de elaborar o projeto de obra, executar a prospeção geológica e geotécnica, assegura os serviços da área de segurança e saúde na fase do projeto, garantir o desenvolvimento do estudo de incidências ambientais, prestar os serviços de certificação energética e da qualidade do ar interior, assumir a gestão e concretização de todos os processos de licenciamento do projeto, certificar a validação e complemento do levantamento topográfico fornecido, abrangendo toda a área de intervenção (edifícios, arranjos exteriores, vias, acesso e ligação).

A autarquia de Sintra criou um site (http://www.novohospitaldesintra.pt/) onde é possível acompanhar o evoluir desta obra.