‘Portugal Culto e Oculto’ estreia na RTP com João Rodil

Uma viagem conduzida pelo historiador João Rodil e pela jornalista Rita Saldanha

2
João Rodil, investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra

O historiador sintrense, João Rodil e a jornalista Rita Saldanha vão realizar uma série de 10 episódios, na RTP sobre espiritualidade retratada através da história e das estórias de algumas das ordens espirituais e religiosas existentes em Portugal.

A Maçonaria é o tema do primeiro episódio desta série, “na qual abordaremos – de forma pedagógica – organizações de índole espiritual, a sua génese e implantação no nosso país, com a evocação de momentos marcantes, através de pequenas recriações”, explica a RTP, acrescentando que “este projeto constitui uma viagem de caracter inédito na nossa televisão, conduzida pelo historiador João Rodil e pela jornalista Rita Saldanha”.

Portugal Culto e Oculto estreia na RTP com o Historial João Rodil e a jornalista Rita Saldanha

Hiram Abiff, arquiteto do Templo de Salomão em Jerusalém, dividiu os seus obreiros em três categorias: aprendizes, companheiros e mestres. Conforme adquiriam técnica e conhecimento, iam subindo de grau. Para isso, entregava-lhes uma palavra-passe, através de um ritual. Dois companheiros, ambicionando passar ao grau de mestre rapidamente, mataram Hiram Abiff para lhe roubarem o delta de ouro que trazia ao pescoço onde estava escrita a dita palavra-passe. Este é o princípio da história da criação da maçonaria operativa.

No início do séc. XVIII, constitui-se a chamada maçonaria especulativa que se instala em Portugal no ano de 1717.

A reconstrução da Baixa de Lisboa pós-terramoto, a Cervejaria Trindade e os magníficos painéis onde o tema é explícito, a Quinta da Regaleira, em Sintra, plena de simbologia e onde é possível efetuar um percurso iniciático, serão alguns dos lugares a realização da série dará atenção.