O parlamento considera que Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Carlos I, no Lourel em Sintra, não tem condições mínimas de funcionamento. A recomendação de requalificações urgentes incide sobre mais quatro escolas básicas e secundárias dos distritos de Viseu, Braga e Vila Real, de acordo com diplomas publicados hoje em Diário da República.

Com resolução aprovada a 20 de abril, surge hoje, em Diário da República, o projeto de recomendação para a realização de obras na escola D. Carlos I. Nesta resolução, a Assembleia da República recomenda ao Governo que promova uma vistoria urgente às instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Carlos I com o objetivo de identificar as intervenções “mais urgentes” e “repor as condições mínimas de funcionamento”.

No documento, aprovado na Assembleia a 22 de junho, lê-se ainda a necessidade de serem feitos, de imediato, procedimentos necessários à realização das obras de que a escola carece e que seja concretizado um plano de intervenção global a realizar na mesma, de modo a resolver definitivamente os problemas denunciados por pais, alunos e professores.

São ainda hoje publicadas duas outras recomendações, para obras de requalificação na Escola Secundária de Amares, no distrito de Braga, e para a Escola Básica (2.º e 3.º ciclos) e Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, distrito de Vila Real, ambos aprovados pela Assembleia da República em junho passado.