CUF Instituto de Oncologia assinala mês de outubro com a campanha "Cancro da Mama: o Diagnóstico Precoce pode salvar Vidas"

Como forma de partilhar a importância de se conhecer o corpo e os sinais que ele nos dá, a rede CUF Instituto de Oncologia, desde há cinco anos que assinala nas unidades CUF o mês de outubro com ações de prevenção e sensibilização para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama – este ano as acções decorrem de 19 a 30 de outubro.

Sete unidades CUF, de norte a sul do país, entre as quais a Clínica CUF Sintra, estão a  disponibilizar consultas de diagnóstico precoce com especialistas em cancro da mama e ações de ensino do autoexame da mama.

As consultas são limitadas e, sobretudo, dirigidas a mulheres a partir dos 45 anos, mas também a homens que detetem alguma alteração mamária significativa.

Explicando o lema da campanha adotado pela CUF Instituto de Oncologia: “O Diagnóstico Precoce pode salvar Vidas”, Ida Negreiros, coordenadora da Unidade da Mama da CUF Lisboa, refere que “embora as taxas de sobrevivência sejam bastante elevadas, o cancro da mama continua a registar uma elevada taxa de mortalidade quando diagnosticado tardiamente. Por isso, estar atento, conhecer a história familiar, ir ao médico, pelo menos, uma vez por ano e adotar um estilo de vida saudável, são algumas das principais recomendações para a prevenção do cancro da mama”.

Os interessados em participar nas acções podem inscrever-se através da linha de apoio da CUF Instituto de Oncologia 800 100 077 e podem consultar todas as informações sobre a campanha, através do link:https://www.saudecuf.pt/oncologia/quem-somos/eventos/diagnostico-precoce-cancro-da-mama