Furacão Leslie ganhou velocidade e virou a Norte

Leslie "perdeu intensidade, mas ganhou velocidade e vai chegar mais rapidamente a terra do que era previsto"

Última imagem de satélite, no site do IPMA | Data: 2018-10-13 às 19:40 UTC

O comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) garantiu, ao início da noite deste sábado, que o furacão Leslie ganhou velocidade e mudou de trajetória “entre Setúbal e Porto”.

Belo Costa explicou que o Leslie “perdeu intensidade, mas ganhou velocidade e vai chegar mais rapidamente a terra do que era previsto”.

O comandante Belo Costa, num briefing realizado esta noite na sede da ANPC, em Carnaxide, explicou que o período mais critico está previsto para as “23 horas/meia-noite e as 4 horas”.

Portugal colocou a maior parte do seu território este sábado em alerta vermelho até à chegada do furacão Leslie .

De acordo com os registos meteorológicos citados por sites de notícias especializados, Leslie seria o furacão mais poderoso a chegar a Portugal desde 1842, desde essa altura apenas cinco furacões chegaram a essa parte do Oceano Atlântico, que pode ser o mais poderoso a atingir o país desde 1842, antes de seguir para Espanha.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomendou que a população se afastasse das áreas costeiras e evitasse deixar as suas casas, afirmando que a noite de sábado para domingo seria o período mais crítico.