Esta a decorrer, esta sexta-feira, no centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra o Congresso da Solidariedade – Respostas Sociais, iniciativa que tem por objetivo dar a conhecer e debater as respostas sociais e políticas de solidariedade junto da população e das instituições públicas e privadas.

Este congresso conta com a participação do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva e do presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos.

“Com esta iniciativa, pretende-se atingir uma consciência coletiva dos problemas sociais e mobilizar os meios necessários para lhes responder, numa perspetiva de conjugação de esforços e de otimização de recursos”, explica a organização, adiantando que “o objetivo de articular e congregar os esforços da autarquia e das entidades públicas ou privadas tendo em vista a erradicação ou atenuação da pobreza, da exclusão social e desta forma promover o desenvolvimento social”.

Durante a manhã realizou-se uma sessão plenária moderada pelo jornalista Carlos Vargas. À tarde destaque para os workshops, “Acolhimento e integração das migrações”; “Desenvolvimento Inclusivo”; “Demografia e envelhecimento” e “Respostas sociais”.

O congresso encerra às 17h30, com intervenções do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva e do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Consulte o Programa aqui