Infraestruturas de Portugal adiada greve

A greve que afecta a circulação ferroviária estava convocada para esta sexta-feira

Estação de comboios de Sintra | Foto: DR CMS

A greve na Infraestruturas de Portugal (IP) prevista para dia 12 foi desconvocada mas avança para dia 31 de Outubro. O anúncio da decisão aconteceu esta quarta-feira em comunicado pela plataforma promotora da acção.

A decisão não surge por acordo entre as partes, plataforma dum lado IP/Tutela do outro, mas sim para a plataforma redefinir um quadro estruturado de acção para pressionar avanço nas negociações.

“Na sequência da reunião de hoje e face à posição fechada do Governo/Administração da IP, as organizações sindicais decidiram reformular as formas de luta em curso, começando pelo adiamento da greve marcada para a próxima sexta feira, para o próximo dia 31 de Outubro, nos mesmos moldes”, explica.

Assim, os sindicatos que formam a plataforma marcaram para a próxima segunda feira uma encontro. Na ocasião será elaborado o guia da luta a desenvolver para pressionar a tomada de posição da empresa e Governo.

“Na próxima segunda feira – 15 de Outubro – haverá uma reunião das organizações de trabalhadores, onde será analisada a organização da greve de dia 31 de Outubro e outras acções a desenvolver, de modo a intensificar a luta em defesa da negociação de um Acordo Colectivo de Trabalho e um Regulamento de Carreiras que abranja todos os trabalhadores da IP e empresas participadas (IP-Telecom; IP-Engenharia; IP-Património)”, é referido.

Em cima da mesa estão avanços na regulamentação de carreiras e melhorias dos salários no universo de empresas do gestor de infraestruturas.