Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra |
“A situação em Sintra está controlada e estou certo que em Cascais estará em breve. Vai ser uma longa noite de vigilância. Faço um apelo a todos: muita vigilância e calma. A todos os envolvidos hoje, nos últimos meses e anos na salvaguarda e proteção da Serra de Sintra, obrigado. Hoje está a ser um tremendo teste à nossa capacidade de reacção.”

Marco Almeida, vereador eleito pelo PSD/CDS-PP |
“Infelizmente o fogo da Peninha, que tive a oportunidade de acompanhar no terreno nas primeiras horas, pôs a nu a retórica de que tudo estava bem em matéria de prevenção. Bastaram algumas horas de pura e dura realidade para percebermos que as palavras foram levadas… pelo fogo.”

Pedro Ventura, vereador eleito pela CDU |
“Terminou o fogo e a serra de Sintra, na sua área natural mais importante, ficou intacta. Fica o meu agradecimento a todos os bombeiros, forças de autoridade e povo que lutou contra o fogo. Já agora, reafirmo como sempre fiz: agradecer aos bombeiros é tornar-se sócio de uma das muitas associações existentes no nosso e noutros concelhos.”

Luís Patrício, ex-vereador do PSD/CDS-PP |
“Um enorme abraço reconhecido a todos os bombeiros e elementos das forças de segurança e proteção civil que combateram esta noite o fogo na nossa Serra de Sintra, o qual, felizmente, já se encontra dominado. Sem a sua determinação e prontidão, as consequências deste ato criminoso (porque não acredito em combustão espontânea)poderiam ter sido muito mais devastadoras. Bem hajam!”

Gabriel Boavida, fundador do movimento cívico Salvar Mais Vidas |
“Eu acredito nos nossos Bombeiros! Eu acredito na nossa Proteção Civil! Quero acreditar que os culpados serão apanhados e exemplarmente punidos!!”

Silvino Rodrigues, militante do CDS-PP Sintra |
“Uma palavra de sincero agradecimento e de pura gratidão aos Bombeiros e a todos os que lutaram e tudo fizeram para salvar a nossa Serra de Sintra! Muito obrigado a todos!”

Avelino Couto, presidente da direção do Bombeiros de São Pedro de Sintra |
“É em momentos como este que sentimos mais vontade em trabalhar para que os bombeiros tenham cada vez melhores condições para dizerem ‘presente’ em força quando é necessário. Obrigado companheiros”

João Rodil, Escritor |
“A Serra de Sintra sofreu, uma vez mais, um atentado ao seu património natural. E digo atentado com a profunda convicção de que se tratou disso mesmo: um acto terrorista, premeditado e praticado de forma cirurgica. Urge classificar estes crimes como atentados terroristas contra a Humanidade, pois ferem e matam pessoas, destróem os seus bens e dizimam a floresta que é de todos e que tanta falta faz ao planeta.”

Luís Miguel Baptista, presidente da direção dos Bombeiros de Agualva-Cacém |
“Orgulhoso do meu CB de Agualva-cacém. Muito me congratulo por ter testemunhado, lado a lado com o nosso pessoal, aquilo que há algum tempo não se via: conjugada capacidade de mobilização através do toque de sirene, determinação e uma grande coragem.”

Joaquim Leonardo, comandante dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins |
“Devido à boa limpeza que a zona tinha, é que provavelmente os efeitos deste incêndio não foram significativos”

Catarina Furtado, Apresentadora de Televisão |
“A minha Sintra. A nossa Sintra. Onde me acrescento sempre mais um bocadinho de cada vez que lá vou. A casa. Lamento tanto e aplaudo tanto os nossos bombeiros profissionais e voluntários! Obrigada”

André Fernandes, comandante distrital de Lisboa da Autoridade Nacional Proteção Civil |
“As ações que a Câmara Municipal de Sintra e Cascais têm vindo a devolver foram fundamentais na prevenção estrutural, com projetos a decorrer, com áreas limpas e com a gestão de combustível que tinha de ser feita.”

Duarte Caldeira, ex-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses |
“Quero afirmar com convicção que é de elementar justiça valorizar o bom trabalho de coordenação e mobilização operacional desenvolvido, no controle do incêndio iniciado às 22h50 de ontem e 12 horas depois dado por dominado. Fica evidente que há lições aprendidas!”

 

atualizado a 8/10/2018