Prevenção na Serra de Sintra permitiu sucesso no combate ao fogo

As ações de prevenção da Câmara Municipal de Sintra e da Câmara Municipal de Cascais foram fundamentais no combate do fogo que deflagrou este sábado na Serra de Sintra, defendeu o comandante distrital de Lisboa da Autoridade Nacional de proteção civil em entrevista à RTP 1.

“As ações que a Câmara Municipal de Sintra e Cascais têm vindo a devolver foram fundamentais na prevenção estrutural, com projetos a decorrer, com áreas limpas e com a gestão de combustível que tinha de ser feita”, sublinhou o comandante distrital de Lisboa.

André Fernandes considera mesmo que, foram essas medidas que criaram em algumas zonas “janelas de oportunidade para debelar o incêndio”.

Também no domingo, o comandante dos bombeiros voluntários de Algueirão-Mem Martins, Joaquim Leonardo, considerou que as autarquias de Sintra e Cascais têm feito o trabalho estrutural da prevenção na Serra de Sintra. O responsável afirmou, em entrevista na SIC Notícias, que “tem sido feito o trabalho de limpeza” que é possível. “Devido à boa limpeza que a zona tinha, é que provavelmente os efeitos deste incêndio não foram significativos”, sublinhou.