O município de Sintra iniciou uma campanha para apanhar, em flagrante delito, os responsáveis pela deposição ilegal de entulho em espaços públicos.

Trata-se de um gravíssimo atentado à qualidade de vida dos munícipes e à afirmação de Sintra como território sustentável, qualificável e competitivo, segundo comunicado da autarquia.

Entre 10 e 24 de setembro, a Polícia Municipal de Sintra identificou e multou 17 atos de deposição ilegal de entulho na via pública.

Deposição de entulho ilegal tem sido um dos problemas no município de Sintra

São empresas ou indivíduos que se limitam a despejar os entulhos de obras, oficinas ou da sua atividade profissional, junto dos contentores, fora do local adequado ou num qualquer descampado.

Este comportamento está agora a ser fortemente fiscalizado no território de Sintra, sendo reforçado nas zonas consideradas mais problemáticas.

“O município está a detetar e a multar quem deposita entulho ilegal no espaço público”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sintra, considerando a dimensão do território sintrense, 312 Km2, torna o processo complexo, “a Polícia Municipal já tem, em permanência, equipas para punir este tipo de infrações”.

O município apela ainda à denúncia deste crime ambiental por email (municipe@cm-sintra.
pt) ou por telefone (219107210). Sintra lançou ainda uma campanha de sensibilização
para a necessidade de ligar (800 210 020) para o serviço gratuito dos SMAS antes de depositar lixo de grandes dimensões

Perante a gravidade que constitui este crime, a Polícia Municipal vai propor procedimentos de apreensão dos veículos que transportamos resíduos”, revelou Basílio Horta.

 

AUMENTO DE 5,6% NA RECOLHA DE LIXO ESTE ANO

A recolha de resíduos urbanos em Sintra registou, em 2018, um crescimento de 5,6%, superior à soma do crescimento somado dos últimos 4 anos.

Este aumento impulsionou o lançamento pelo município de Sintra de um conjunto de medidas na área operacional, de sensibilização e de fiscalização ambiental para responder a esta nova realidade.

SMAS de Sintra têm investido na colocação de contentores enterrados e de maior dimensão

Entre janeiro e julho, deste ano, os SMAS de Sintra recolheram um total de 94 mil toneladas de lixo, mais 5 mil toneladas que no mesmo período de 2017. Esta subida de 5,6% é superior ao aumento dos últimos 4 anos somados, período no qual já se havia verificado um aumento de 5,2%.

Aumento da fiscalização, campanhas de sensibilização, reforço e partilha de competências na recolha de “monos” e “verdes” com as juntas de freguesia e uma nova frota de veículos pesados para a recolha dos resíduos urbanos, estão entre as medidas anunciadas.

Toda a frota de recolha de resíduos urbanos vai ser renovada com novos camiões, são mais de 40 veículos que substituem camiões, alguns deles, com mais de 20 anos. A nova frota entra ao serviço em janeiro de 2019, num investimento repartido ao longo dos próximos 8 anos de cerca de 25 milhões de euros. Os SMAS de Sintra estão também a contratar mais trabalhadores de forma a aumentar a capacidade operacional da recolha.