O município de Sintra iniciou uma campanha para apanhar, em flagrante delito, os responsáveis pela deposição ilegal de entulho em espaços públicos.
Trata-se de um gravíssimo atentado à qualidade de vida dos munícipes e à afirmação de Sintra como território sustentável, qualificável e competitivo, segundo comunicado da autarquia.
Entre 10 e 24 de setembro, a Polícia Municipal de Sintra identificou e multou 17 atos de deposição ilegal de entulho na via pública.
São empresas ou indivíduos que se limitam a despejar os entulhos de obras, oficinas ou da sua atividade profissional, junto dos contentores, fora do local adequado ou num qualquer descampado.
Este comportamento está agora a ser fortemente fiscalizado no território de Sintra, sendo reforçado nas zonas consideradas mais problemáticas.
“O município está a detetar e a multar quem deposita entulho ilegal no espaço público”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sintra, considerando a dimensão do território sintrense, 312 Km2, torna o processo complexo, “a Polícia Municipal já tem, em permanência, equipas para punir este tipo de infrações”.
O município apela ainda à denúncia deste crime ambiental por email (municipe@cm-sintra.
pt) ou por telefone (219107210). Sintra lançou ainda uma campanha de sensibilização
para a necessidade de ligar (800 210 020) para o serviço gratuito dos SMAS antes de depositar lixo de grandes dimensões
Perante a gravidade que constitui este crime, a Polícia Municipal vai propor procedimentos de apreensão dos veículos que transportamos resíduos”, revelou Basílio Horta.
AUMENTO DE 5,6% NA RECOLHA DE LIXO ESTE ANO
A recolha de resíduos urbanos em Sintra registou, em 2018, um crescimento de 5,6%, superior à soma do crescimento somado dos últimos 4 anos.
Este aumento impulsionou o lançamento pelo município de Sintra de um conjunto de medidas na área operacional, de sensibilização e de fiscalização ambiental para responder a esta nova realidade.
Entre janeiro e julho, deste ano, os SMAS de Sintra recolheram um total de 94 mil toneladas de lixo, mais 5 mil toneladas que no mesmo período de 2017. Esta subida de 5,6% é superior ao aumento dos últimos 4 anos somados, período no qual já se havia verificado um aumento de 5,2%.
Aumento da fiscalização, campanhas de sensibilização, reforço e partilha de competências na recolha de “monos” e “verdes” com as juntas de freguesia e uma nova frota de veículos pesados para a recolha dos resíduos urbanos, estão entre as medidas anunciadas.
Toda a frota de recolha de resíduos urbanos vai ser renovada com novos camiões, são mais de 40 veículos que substituem camiões, alguns deles, com mais de 20 anos. A nova frota entra ao serviço em janeiro de 2019, num investimento repartido ao longo dos próximos 8 anos de cerca de 25 milhões de euros. Os SMAS de Sintra estão também a contratar mais trabalhadores de forma a aumentar a capacidade operacional da recolha.