Município de mãos dadas pela vigilância da Serra de Sintra

"O protocolo tem um significado muito importante pois todo o esforço feito na prevenção de fogos na Serra é meritório e virtuoso", sublinha Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

Protocolo conta com o apoio por parte do Exército Português, através do Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea n.º1, na vigilância da Serra de Sintra| Foto: DR CMS

A autarquia de Sintra assinou esta segunda-feira, com a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. e o Exército Português, um protocolo de colaboração para a vigilância da Serra de Sintra.

O documento conta com o apoio por parte do Exército Português (através do Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea n.º1) na vigilância da Serra de Sintra, na ação de prevenção contra incêndios, na defesa da floresta e na manutenção das condições de vida das populações locais.

O Exército Português disponibiliza diariamente uma viatura e três ou quatro militares para realizar operações de vigilância, durante o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios. Tem também como funções observar, relatar e comunicar, de imediato, às entidades responsáveis (Serviço Municipal de Protecção Civil, GNR e Parques de Sintra Monte da Lua) todas e quaisquer ocorrências que considerem anormais.

“O protocolo tem um significado muito importante pois todo o esforço feito na prevenção de fogos na Serra é meritório e virtuoso”, e afirma na ocasião presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, destacando o “exemplo de colaboração conjunta para defender um bem maior a Serra de Sintra e salvaguardar património também da humanidade”.

O período de execução das acções previstas do protocolo, decorre de 10 de maio a 30 de setembro de 2019, incluindo o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI).