Canil Municipal de de Sintra, em Algueirão Mem Martins | Foto: Sintra Notícias

A Câmara de Sintra, em parceria com a Animalife, Juntas de Freguesia e voluntários, conta com um programa de apoio a pessoas e famílias carenciadas com animais de estimação. “O objetivo deste projeto, é conseguir reduzir o número de animais abandonados nas ruas e deixados nas associações de proteção animal”.

Assim, às pessoas e famílias com poucos recursos económicos, “são dispostos bens e serviços de primeira necessidade animal, permitindo a redução de alguns encargos financeiros e estimulando um aumento da qualidade de vida destes munícipes”, explica a autarquia, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Os associados terão apoios na alimentação e areia; vacinação, isenção do pagamento do registo e licença nas Juntas de Freguesia, desparasitação, identificação eletrónica, vacinação e esterilização concebido no Gabinete Médico-Veterinário Municipal.

“Este programa estende-se não só a agregados familiares com carências económicas graves, mas também a pessoas desempregadas, sem abrigo, beneficiários do RSI, pensionistas com baixa reforma e munícipes que têm a seu cargo um elevado número de animais de companhia”, destaca a autarquia.

As candidaturas já estão disponíveis, para isso basta levar o formulário preenchido e apresentar uma prova dos baixos rendimentos ou da insuficiência económica junto da Junta de Freguesia da sua área de residência ou da Câmara de Sintra.