A operação no Aeroporto de Lisboa esteve interrompida entre as 22h40 e as 22h50 de quarta-feira devido à presença de um ‘drone’ na cabeceira da pista 03, prejudicando mais de uma dezena de voos, disseram à Lusa fontes aeronáuticas.

De acordo com as mesmas fontes, mais de uma dezena de voos tiveram de ficar em espera, um descontinuou (borregou) a aproximação e dois tiveram de divergir para Faro com problemas de combustível.

Pelo seu lado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) disse hoje à Lusa que a polícia foi chamada ao local e que o ‘drone’ estava a sobrevoar a placa do aeroporto. No entanto, não foi localizado o operador, salientou a PSP.

Na passada segunda-feira, uma aeronave da companhia France Soleil foi obrigada a alterar a sua rota de aproximação ao aeroporto de Lisboa após um avião da TAP se ter cruzado com um ‘drone’ pouco antes de aterrar, disseram fontes aeronáuticas.

Em 21 de agosto, um ‘drone’ caiu na pista do Aeroporto de Lisboa pouco depois de um avião alertar para a presença do aparelho a sobrevoar aquela zona, levando à interrupção da operação aérea durante oito minutos.

A aviação civil reportou 16 incidentes com ‘drones’ no primeiro semestre deste ano, segundo dados enviados à Lusa pela Autoridade Nacional da Aviação Civil, que instaurou 15 processos contraordenacionais em 2017 e dois até final de junho.