Sintra aprovou esta terça-feira, em reunião de câmara, o projeto e solução de arquitetura do novo hospital de Sintra.

A elaboração do projeto deverá estar concluída em fevereiro de 2019, altura em que será lançado o concurso para a realização da obra, cumprindo assim, segundo comunicado da autarquia de Sintra, os prazos das várias fases programadas para a concretização da obra.

O novo Hospital de Sintra, no Bairro da Cavaleira na freguesia de Algueirão-Mem Martins, será constituído por três unidades, ambulatório programado, serviço de urgência básica e unidade de convalescença.

A autarquia investe 29,617 milhões de euros no projeto, fiscalização e obra e o Estado assume 21,660 milhões com aquisição do equipamento médico, geral e informático e está prevista a sua conclusão em 2021.

A prestação de serviço de estudo e projeto foi adjudicada a Vitor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos, S.A. pelo valor de um milhão de euros + IVA. O vencedor deste concurso público terá agora de elaborar o projeto de obra, executar a prospeção geológica e geotécnica, assegura os serviços da área de segurança e saúde na fase do projeto, garantir o desenvolvimento do estudo de incidências ambientais, prestar os serviços de certificação energética e da qualidade do ar interior, assumir a gestão e concretização de todos os processos de licenciamento do projeto, certificar a validação e complemento do levantamento topográfico fornecido, abrangendo toda a área de intervenção (edifícios, arranjos exteriores, vias, acesso e ligação).

A autarquia de Sintra criou um site (http://www.novohospitaldesintra.pt/) onde é possível acompanhar o evoluir desta obra.