A autarquia de Sintra está a investir mais de 8 milhões de euros no parque escolar do concelho. Basílio Horta visitou esta manhã nove dessas escolas para acompanhar a evolução das obras.

Cerca de um milhão e 900 mil euros é o valor investido nas escolas visitadas esta manhã, nomeadamente EB São Marcos 2, EB1/JI Massamá 1, Escola EB1/JI do Casal da Barota, EB Belas 2, EB Quinta da Fidalga, EB Agualva 2, EB Ribeiro de Carvalho, EB Rio de Mouro 1 e EB Rinchoa 2, e cujas obras estão em fase de conclusão.

Conservação e reabilitação dos edifícios, requalificação energética de edifícios de modo a garantir mais conforto e reduzir a fatura energética, e requalificação de cozinhas garantindo assim a segurança alimentar através da remodelação e ampliação das cozinhas e substituição de equipamentos obsoletos, são as intervenções que estão em fase de conclusão nestas escolas, segundo informação da autarquia.

“O setor da educação é uma das prioridades que o município estabeleceu para este mandato e por isso vamos investir até 2021 nas nossas escolas”, referiu Basílio Horta.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra foi apresentado em março e prevê a intervenção em 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, até 2021, e, nos próximos dois anos, vai permitir intervir em 49 escolas, num investimento total de cerca de 20 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.

A primeira fase do programa, no valor de oito milhões de euros, prevê 74 intervenções em 49 escolas, repartidas pela reabilitação de edifícios (36 intervenções), requalificação energética do edificado (nove), beneficiação de refeitórios (17) e recuperação de logradouros escolares (12).