Cinco árvores de grande porte foram hoje substituídas na vila de Sintra por apresentarem risco iminente de queda.

A decisão da autarquia sintrense surge depois de várias avaliações, nomeadamente por parte do Instituto Superior de Agronomia (ISA). As árvores, classificadas com de interesse municipal, foram avaliadas com “perigosidade elevada” pelo laboratório do ISA, o máximo da escala.

Os parâmetros tidos em conta para essa avaliação incluem as características estruturais da árvore, a simetria e a percentagem da copa viva, para além da presença e extensão das zonas apodrecidas e de outros defeitos.

Depois de abatidas foram substituídas por árvores da mesma espécie na zona da Correnteza.

 

QUEDA DE ÁRVORE PROVOCOU 13 MORTOS NA MADEIRA

Em agosto do ano passado a queda de uma árvore junto ao local das festas da Nossa Senhora do Monte, na Madeira, provocou 13 mortos.

Uma árvore de grande porte, um carvalho, caiu sobre a multidão que se deslocara ao arraial de Nossa Senhora do Monte, na freguesia do Monte, concelho do Funchal, na ilha da Madeira.

No local, morreram dez pessoas, no hospital perderam a vida mais três pessoas, incluindo uma criança e uma mulher, que não resistiram aos ferimentos. Além dos 13 mortos, registaram-se ainda 49 feridos.