No dia em que se comemora o centenário do nascimento de Maria Teresa de Noronha, esta sexta-feira, 7 de setembro, às 21h30 no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, realiza-se uma noite de fados e guitarradas, no decurso da qual serão cantados fados do repertório da homenageada e tocadas, à guitarra, à viola, composições de seu marido, José António Sabrosa.

Maria Teresa de Noronha apresentou-se algumas vezes em programas da RTP, dois desses programas, um de 1959 e outro de 1968, foram editados, pela Videofono, numa cassete video sob o título “Recordando Maria Teresa de Noronha” que constitui um documento extremamente importante sobre uma das fadistas mais importantes de todo o século XX português.

O primeiro disco da sua carreira, com o tema “O Fado dos Cinco Estilos” foi gravado em 1939, na antiga Emissora Nacional, seguindo-se mais alguns exemplares em formato 78 RPM. A fadista continuará a gravar com alguma regularidade, editando o seu último LP em 1972.

Maria Teresa de Noronha baseou o seu repertório nos fados castiços que mais apreciava, em detrimento do fado canção, interpretando poemas muitas vezes recolhidos no seu universo familiar, como é o caso dos temas “Fado das Horas”, “Sete Letras” e “Fado de Rio Maior”, todos de autoria de D. António de Bragança.

A fadista tornou também grandes êxitos junto do público o “Fado da Verdade”, o “Fado Hilário” e o “Fado Anadia”, que na sua voz e dicção perfeita ganhavam uma qualidade de interpretação que rivalizava com os temas mais populares do seu repertório, caso de “Minhas Penas” ou “Pintadinho”, entre outros.

Em 1974 no Picadeiro, em Cascais, onde fora ouvir Manuel de Almeida, este pediu-lhe que cantasse e, pela última vez, a sua voz foi ouvida num espectáculo público.

Depois dessa data, só os mais íntimos, em privado, a ouviram. Maria Teresa de Noronha faleceu na sua casa, em Sintra, no dia 5 de Julho de 1993, vítima de doença prolongada.

Ficha artística e técnica:
Guitarra Portuguesa Luís Petisca I Viola de Fado Armando Figueiredo I Viola-Baixo Luís Morais I Elenco de Fadistas a definir

Classificação etária: > 6 anos
Duração aproximada: 100 minutos sem intervalo

Sintra Notícias com Museu do fado
Foto: DR Centro Cultal Olga Cadaval