O mês de agosto, em Portugal, foi o segundo mais quente dos últimos 15 anos. Segundo o Boletim Climatológico, não só foi o mais quente como teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais alto desde 1931.

O mês de agosto foi classificado como extremamente quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação, de acordo com o resumo do Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponível esta quarta-feira.

“Este foi o segundo mês de agosto mais quente, depois de 2003. O valor médio da temperatura média foi de 24,50 graus Celsius, 2,35 graus acima do normal”, segundo o IPMA, acrescentando que o valor médio da temperatura máxima do ar (32,41 graus Celsius) foi o mais alto desde 1931.

A primeira semana do mês – entre 1 e 6 de agosto – foi excecionalmente quente, avança ainda o IPMA. As temperaturas médias do ar ultrapassaram os 30 graus Celsius, enquanto a temperatura máxima passou a margem dos 40 graus Celsius nos dias 2 e 4. O dia 4 de agosto foi mesmo o dia mais quente do século XXI em Portugal Continental.

 

Fotografia: DR Susana Rodrigues / ‘Pôr do Sol’ em São Julião, Sintra