A autarquia de Sintra aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, a abertura de quatro concursos públicos para execução de percursos cicláveis e pedonais numa extensão superior a 15 km.

Basílio Horta revelou na última reunião do executivo camarário que, a criação destas ciclovias pretende incentivar o uso de modos de deslocação mais económicos e sustentáveis em articulação com as deslocações pedonais e outros modos de transporte.

Nova ciclovia que liga Agualva a Massamá

“Estes são investimentos que garantem também a requalificação o nosso espaço urbano e tornam mais atrativos locais onde vivem milhares de pessoas”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Sintra. O autarca lembrou que esta obra implica um investimento de 4 milhões e 714 mil euros, mas que a Câmara de Sintra assegurou o financiamento de 50% através do Programa Operacional de Lisboa, financiado com verbas comunitárias do programa Portugal 2020.

A abertura dos quatro concursos surge no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins e a que liga Agualva a Massamá, já em funcionamento.

 

Ciclovia liga Rio de Mouro ao Cacém

O projeto para o circuito ciclável e pedonal na freguesia de Rio de Mouro com ligação ao Cacém terá cinco troços: Rua Elias Garcia – Estrada Antiga de Lisboa; Ligação IC19, Aldi, Continente; entrada de Rio de Mouro; percurso Urbano de Rio de Mouro e percurso Urbano do Cacém (ES Gama Barros, EB Ribeiro de Carvalho, Centro de Saúde do Cacém).

 

Agualva e Mira Sintra ligadas por circuito de 4,6Km

Com uma extensão de 4676 metros, o circuito ciclável e pedonal na união de freguesias de Agualva e Mira Sintra define três percursos, Mira Sintra – Meleças: Da estação CP às escolas; Mira- Sintra/Cacém: De Mira Sintra à estação CP do Cacém e Agualva: do parque da anta, até o centro Domingos Jardo.

 

Nova ciclovia liga Queluz, Massamá e Monte Abraão

Será criada uma ciclovia sobre os eixos estruturantes da cidade de Queluz entre o eixo nascente – poente, troço de Monte Abraão, requalificando e valorizando a área residencial de Monte Abraão.

 

Massamá e Belas ligadas por 2,7 km

A criação da rede ciclável dos eixos de Massamá e Belas tem uma extensão de 2755 metros e passa pelo eixo das Avenidas Salgueiro Maia e José Régio, abrangendo a área residencial de Massamá e áreas partilhadas.