A nova ligação entre Belas e a foz do Rio Jamor começa a ganhar forma. Basílio Horta percorreu esta segunda-feira parte do trajeto que integra o Eixo Verde Azul, projeto cria uma nova via pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira, em Belas, e a foz do rio Jamor.

Este trajeto, que se inicia no futuro parque municipal da Serra da Carregueira, está em desenvolvimento ao longo do Rio Jamor até à foz, no concelho de Oeiras.

Visita às obras do Eixo Verde e Azul | DR CMS

O Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, estando situado nas margens do rio, será parcialmente integrado neste percurso de mobilidade suave. Esta primeira empreitada do projeto em execução implicou um investimento superior a 1 milhão e 700 mil euros, estando a sua inauguração prevista para abril do próximo ano.

O Eixo Verde e Azul implica um investimento de cerca de 11,3 milhões de euros no município de Sintra e beneficiará directamente um total 60 mil pessoas.

“Este é um projeto estruturante para Sintra, que promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, devolvendo assim o espaço público às pessoas e valorizando as nossas cidades e vilas”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.