É já na próxima semana que a Ericeira vai servir de palco à “prova rainha” do calendário competitivo do surf nacional, que vai juntar mais de uma dezena de clubes e diversas modalidades (estão confirmadas, para já, três: Surf, Bodyboard e Longboard) nas ondas da Foz do Lizandro, um beach break consistente e que permite a existência de palanque duplo, enquadrado por arribas imponentes e pelo verdejante vale da Senhora do Ó.
Para Miguel Barata de Almeida, Presidente do Ericeira Surf Clube, “é uma enorme honra para a Ericeira receber pela primeira vez a grande festa anual dos clubes”. O dirigente, que tem expectativas elevadas para a prova – principalmente no que toca às condições de ondas –, deixa votos para que “a disputa seja leal e dentro das melhores práticas de fairplay”.
O Ericeira Surf Clube, que celebra 25 anos de existência, vai organizar as duas próximas edições dum evento realizado sob a égide da Federação Portuguesa de Surf (FPS) e que reunirá centenas de atletas e staff ao longo de cinco dias de competição numa das melhores linhas de costa, a nível nacional e internacional, para a prática dos desportos de ondas.
João Aranha, Presidente da FPS, considera que estão criadas todas as condições para que esta seja mais uma aposta de sucesso numa competição com mais de 20 anos de história: “Vai ser uma semana muito intensa onde as equipas de cada clube vão competir pelos troféus individuais e de equipa” num palco excepcional e com uma grande variedade de boas ondas.
O Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL) venceu o título colectivo na anterior edição da Taça de Portugal de Surfing, realizada o ano passado, enquanto o Ericeira Surf Clube (ESC) é o actual Vice-Campeão por equipas.
Este ano o Ericeira Surf Clube (ESC) assume pretender alcançar o topo do pódio em termos absolutos: “Em 2016 ficámos em 3º e em 2017 em 2º, a menos de 100 pontos do Campeão. Seria perfeito podermos celebrar numa das nossas praias este título que em muito reflecte não só o talento dos atletas como também dos seus treinadores e o árduo trabalho que a Direção tem feito nos últimos anos”, refere Miguel Barata de Almeida.
Um dos atletas que mais contribuiu para o resultado do ESC em 2017 foi Henrique Pyrrait, que ambiciona revalidar o título individual de Surf Sénior e contribuir para o sucesso das suas cores. Para ‘Neko’, o factor casa poderá ser importante, “mas a nossa maior vantagem é termos uma ligação muito forte com o Clube.”
O Ericeira Surf Clube foi fundado em 1992 com o intuito de promover o surf e o bodyboard na região, tendo ao longo dos anos diversificado a sua actividade a outras modalidades e à criação da 1ª Escola de Surf da Ericeira em 1995.
O Ericeira Surf Clube organiza anualmente várias competições inter-sócios de surf e bodyboard, várias etapas dos circuitos regionais e nacionais de Bodyboard, Surf, Longboard, SUP Wave e Skimboard, nas categorias open e esperanças, já foi co-organizador de várias etapas do campeonato do Mundo e da Europa de Surf, que tiveram lugar na Ericeira.
Anualmente organiza também o Campeonato da Áustria, Ericeira Paddle Trophy ou o Beach Market. Para além de ser um dos clubes da Federação Portuguesa de Surf com mais atletas federados, o Ericeira Surf Clube conta entre os seus sócios com alguns dos melhores surfistas, bodyboarders, bodysurfers, longboarders e skimmers nacionais.
Página oficial do Evento: https://www.facebook.com/events/318487985558722/
Foto Poster: Foz do Lizandro – Pedro Mestre