Setembro nos parques e monumentos de Sintra

Últimas edições das “Noites de verão no Palácio” decorrem nos dias 6 e 13 de setembro, no Palácio Nacional da Pena, entre as 20h00 e as 00h00

Noites de Verão no Palácio | Foto; PSML Luis_Duarte

Setembro é mês de despedidas e reencontros, com o fim das férias para muitos e o regresso às aulas dos mais jovens. Nos parques e monumentos de Sintra despedem-se também as “Noites de verão no Palácio”, mas a rentrée traz uma agenda cheia de propostas para aproveitar os últimos dias da época estival.

As últimas edições das “Noites de verão no Palácio” decorrem nos dias 6 e 13 de setembro, no Palácio Nacional da Pena, entre as 20h00 e as 00h00 (última entrada às 23h00). Estas visitas noturnas são uma oportunidade única para conhecer este monumento à noite, fora dos horários mais procurados na época alta, e de usufruir de momentos mágicos como o pôr-do-sol que se avista do Pátio dos Arcos. O bilhete de entrada contempla o transporte gratuito desde a Estação Ferroviária de Sintra até à entrada do Parque da Pena e o transfer gratuito da entrada do Parque da Pena até ao Palácio.

Logo a partir do dia 1 de setembro, o Picadeiro do Parque da Pena recebe a exposição “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY), a maior mostra mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica. Os visitantes poderão, assim, apreciar as 39 fotografias vencedoras do concurso, entre as quais se encontra a do vencedor geral da competição, Marcio Cabral, com a fotografia “Cerrado Sunrise” (Nascer do Sol no Cerrado). O fotógrafo brasileiro, especialista em fotografia de paisagens e subaquáticas, é considerado um dos cinco melhores do mundo em fotografia panorâmica. A exposição, ao ar livre, estará patente até 25 de novembro.

Para ocupar os mais pequenos de forma divertida, prossegue o programa “Aqui Há Burro!”, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Todos os sábados, às 10h00, 12h00 e 15h00, crianças e adultos são convidados a interagir com estes pachorrentos animais, numa atividade que termina com um agradável passeio pela floresta de Sintra.

Já no dia 15 de setembro, sábado, a partir das 10h00, na Quintinha de Monserrate, é tempo de saber tudo sobre “O Mundo das Abelhas e outros Insetos Polinizadores”. Nesta iniciativa, recomendada para famílias com crianças a partir dos 8 anos, será possível descobrir o papel fulcral que as abelhas desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade das florestas e do planeta Terra e, consequentemente, na vida humana. No final da atividade haverá uma prova de mel.

No sábado, 22 de setembro, destaque para a atividade “Vamos Dançar na Quintinha?”, às 10h30, na Quintinha de Monserrate. Nesta sessão especial, que contará com muitas surpresas, os participantes têm ordem para divertirem-se, enquanto conhecem os animais, ouvem histórias e dançam. A iniciativa é recomendada para famílias com crianças dos 4 aos 6 anos.