Feira Setecentista regressa ao largo fronteiro ao palácio de Queluz

A Feira Setecentista de Queluz 2018 terá como tema os “Jardins” e realiza-se de 6 a 9 de setembro no Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz

Feira Setecentista de Queluz | Foto: Sintra Notícias - arquivo

‘Vai ser possível’, viajar até ao século XVIII na Feira Setecentista de Queluz, no Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz. Com entrada livre, esta feira tem como principal objetivo a recriação histórica de um mercado da segunda metade do século XVIII.

Construído entre 1769 e 1780, o Jardim Botânico da Real Quinta de Queluz, sofreu até aos nossos dias, várias vicissitudes. O projeto de reabilitação deste jardim, promovido pela Parques de Sintra, recebeu recentemente o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, na categoria Conservação.

Associando-se à celebração deste prémio, a Feira Setecentista de Queluz 2018 terá este ano como tema, os “Jardins”.

A animação, será assegurada pela Câmara dos Ofícios, que recriará o momento da chegada das plantas para o Jardim, com a presença do jardineiro holandês Van Der Kolk e o arquiteto da obra Jean Baptiste Robillion.

É o mote para fazer festa, a que acorre grande quantidade de gente das redondezas que aqui se diverte com danças, música e malabarismos, espetáculos de teatro de robertos e de papel.

Serão recriadas outras cenas representativas do quotidiano setecentista tais como zaragatas entre alcoviteiras, duelos de espadachim e jogos que chamam a atenção dos nobres que passeiam na feira.

A feira conta com a presença de participantes de várias regiões do país e estrangeiro, que trazem até Queluz grande variedade de produtos desde o artesanato às especialidades de gastronomia e doçaria.

Horário:
6 e 7 de setembro  | 17h00 às 24h00
8 de setembro | 13h00 às 24h00
9 de setembro | 13h00 às 23h00

Informações: camara.oficios@mail.telepac.pt
Organização: Câmara Municipal de Sintra
Produção: Câmara dos Ofícios
Apoio: União de Freguesias de Queluz e Belas
Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1
Parques de Sintra
Pousada D. Maria I