Aretha Franklin, autora de canções como “Respect” e “I Say a Little Prayer”, faleceu hoje, aos 76 anos. A informação foi avançada à Associated Press pelo seu agente. A cantora norte-americana faleceu na casa, em Detroit.

A cantora estava gravemente doente, como confirmou na segunda-feira, 13 agosto, o jornalista Roger Friedman, amigo da família, no seu site. “[Aretha Franklin] está gravemente doente em Detroit e a sua família pede ao público que reze por ela e que respeite a sua privacidade”, escreveu à data o repórter.

A cantora norte-americana foi diagnosticada com cancro em 2010 e cantou pela última vez em novembro do de 2017, para a Elton John AIDS Foundation, tendo feito o seu último concerto em Filadéflia, no Estado da Pensilvânia, em agosto do mesmo ano.

Franklin consolidou o seu lugar na história da música americana com a sua poderosa voz, que abrange quatro oitavas. Ao longo da sua carreira, os seus sucessos transitaram entre o soul, o R&B, passando pelo gospel e pela pop.

Aretha Franklin passou de cantar gospel na igreja do seu pai para encabeçar regularmente os tops das tabelas de rhythm and blues (R&B) e pop nas décadas de 1960 e 1970.

Fotografia: ctvnews.ca