O segundo maior concelho de Portugal — um dos mais jovens do país — quer mais investimento e está a organizar o Congresso Sintra Economia 20/30 para discutir a economia da vila e do país.

No âmbito desta iniciativa, que se realiza a 26 de outubro, no concelho de Sintra, e que pretende fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades e mobilidade sustentável, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, em entrevista ao Expresso online, entre outras questões, destaca o município como “o único concelho do país que tem todo o licenciamento online. Hoje um investidor sabe onde está o seu processo, com quem está, há quanto tempo”, destacando ainda importância do município na Área Metropolitana de Lisboa: “Além da ligação às universidades, temos muitos terrenos, o que é raríssimo na Área Metropolitana de Lisboa, junto de boas vias de comunicação. Temos mão de obra, agora pouco abundante porque felizmente o desemprego está muito baixo, estamos a dar formação e temos um plano de acolhimento de imigrantes”, refere o presidente da Câmara de Sintra.

Basílio Horta fala ainda da primeira prioridade do executivo que lidera, que “foi fixar o que já havia quando chegámos, porque houve muito investimento que saiu. Daí termos criado o Conselho Estratégico Empresarial, o Conselho Estratégico Ambiental e o Gabinete de Apoio ao Empresário”, com o propósito a atrair “novos investimentos, que é o que estamos a fazer”, dando o exemplo das “taxas municipais, com descontos muito grandes para quem quer investir. Criámos a figura do ‘investimento de interesse municipal’, que pode conceder isenção de taxas municipais de 5 a 15 anos, total ou parcial. E no Gabinete de Apoio ao Empresário tratamos de custos de contexto”, sublinha o presidente da Câmara de Sintra.

Recorde-se, a entrevista do edil, surge no âmbito do Congresso Sintra Economia 20/30, que terá lugar no dia 26 de Outubro, para discutir a economia no concelho de Sintra e no país.

Recorde-se, desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades e mobilidade sustentável serão os temas em debate numa sessão que conta com presença o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ler entrevista na integra no Expresso online