O fornecimento de energia, falhou ontem nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras e foi restabelecido cerca das 22h00. Uma explosão na subestação de Trajouce, em Cascais, provocou a falha no abastecimento de várias localidades, explica fonte da EDP Distribuição, à Lusa.

Além de localidades dos concelhos de Cascais e Oeiras, foram também afetadas “algumas localidades no concelho de Sintra”, mas que o fornecimento de energia foi “totalmente restabelecido cerca das 22h00”, disse a EDP Distribuição.

“O calor é muito, existe uma sobrecarga da rede muito grande, mas estamos em regime de alerta e conseguimos mobilizar muito rapidamente uma equipa para o local, que resolveu o problema com a maior celeridade, apesar de ser um problema de grande dimensão”, afirmou a mesma fonte à Lusa, já depois de ultrapassado o apagão. “Estamos em estado de alerta desde ontem [quinta-feira] e vamos continuar até às 23h59 de domingo”, acrescentou.

Esta falha surgiu em plena vaga de calor em Portugal, com os termómetros a superarem os 40 graus celsius. O consumo de energia atingiu um pico na quinta-feira, dia 2 de agosto, presumivelmente devido aos aparelhos de ar condicionado. Face a esta semana de calor, o setor do comércio está a prever um pico na procura por ventoinhas e ares condicionados.

 

Fotografia: Google – arquivo