Os avisos vermelhos devido ao calor, mantêm-se até domingo em 11 distritos de Portugal continental, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, estão em aviso vermelho até à meia-noite de domingo os distritos de Bragança, Évora, Guarda Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga.

Em sete destes 11 distritos, o aviso vermelho de calor é agora acompanhado de um aviso laranja para trovoada. Segundo o IPMA, registar-se-á até domingo à noite “ocorrência de trovoada em alguns locais” dos distritos de Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre, com “condições para rajadas de vento fortes”.

Entretanto, dados do serviço nacional de Meteorologia do Reino Unido, o Met Office [na imagem], referem que certas partes da Península Ibérica podem ultrapassar o recorde europeu de 48ºC registados em Atenas, na Grécia, em 1977.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, o recorde português é atualmente de 47,4ºC e de 47,3ºC para Espanha.

Por curiosidade, um artigo sobre as altas temperaturas que afetam toda a  Europa, a televisão norte-americana CNN, destacou “as temperaturas potencialmente recorde” de Portugal e Espanha.

 

Imagens: Meteorologia do Reino Unido / Met Office