Morreu, Alfredo Soares

O corpo vai estar em Câmara ardente, a partir das 19h00 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, na freguesia de Colares. O funeral realiza-se este domingo, 5 de agosto, às 12 horas

Morreu hoje, Alfredo Soares, militante do PS, ex-presidente da Junta de Freguesia de Colares, no concelho de Sintra.

O corpo vai estar este sábado, 4 de agosto, a partir das 19horas, em Câmara ardente, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, na freguesia de Colares. O funeral realiza-se este domingo, 5 de agosto, às 12 horas.

Figura estimada, muito respeitada e considerada no concelho de Sintra, em particular em Colares e sobretudo em Almoçageme, onde residia, Alfredo Soares era um “homem à antiga” onde a palavra ainda contava. Afável e amigo dos seus amigos, – porque tinha muitos, Alfredo Soares, deixa saudade, pela sua maneira de ser e olhar a Vida.

“A vida pública é feita de uma entrega diária, constante. Há momentos de grande cansaço, de algumas desilusões, de falta de tempo para a família. Mas a alegria da concretização da obra, do apoio directo à comunidade, de ver crescer e desenvolver a nossa região, supera tudo e faz-nos acreditar no dever cumprido”, concretizava assim Alfredo Soares, o seu espaço de Opinião, no âmbito dos “40 anos do Poder Local Democrático”, iniciativa da Assembleia Municipal de Sintra, e que o SINTRA NOTÍCIAS, publicou.

Autarca de consenso e de palavra

A experiência como autarca, iniciou-se em 1980, quando Alfredo Soares integrou a Assembleia de Freguesia de Colares, na oposição, pelo Partido Socialista (PS).

Nas Eleições Autárquicas de 1993 decidiu candidatar-se à presidência da Junta de Freguesia, tendo sido eleito na lista do PS, sem maioria absoluta. “Mas, através do permanente diálogo democrático, conseguimos chegar a consenso com os membros da CDU e o mandato, muito profícuo e realizador, decorreu sempre dentro da normalidade política”, refere.

Em 1997 o PS voltou a ganhar as eleições em Colares, mas desta vez, com maioria absoluta. “Tal como no mandato anterior, encontrei na Câmara Municipal de Sintra uma cooperação institucional e um apoio efectivo na, então, Presidente Edite Estrela e nas suas vereações. Recordo que foi nesta época que se implantou a rede de esgotos e as estações de tratamento, muitos arruamentos, e grandes melhoramentos nos espaços públicos”, destaca o autarca.

Nas eleições de 2001, o PS perdeu as eleições para a Câmara de Sintra, mas “em Colares voltamos a ganhar. Cumpri, então, o meu terceiro mandato consecutivo à frente dos destinos da freguesia e, pese embora sempre tenha mantido boas relações com o presidente e o executivo camarário, não consegui levar por diante, por falta de meios, alguns projectos que rotulava de importantes para o território e para as pessoas. Mesmo assim, foi de relevo obras como o Centro de Saúde de Colares, bem como outras de melhoramento ou construção de equipamentos e apoio às instituições da freguesia”, sublinha Alfredo Soares.

Deputado na Assembleia Municipal de Sintra, durante três mandatos, “assisti e travei alguns debates acesos e muito empolgantes, numa discussão política sempre interessante onde, apesar da diferença de ideias, todos procuravam encontrar as melhores soluções para o Concelho de Sintra. Dos três mandatos, recordo com profunda saudade a presidência de Acácio Barreiros na Assembleia Municipal. Um homem de extraordinário carácter e com uma cultura política muito acima da média”, destaca Afredo Soares.

(…) “Há momentos de grande cansaço, de algumas desilusões, de falta de tempo para a família. Mas a alegria da concretização da obra, do apoio directo à comunidade, de ver crescer e desenvolver a nossa região, supera tudo e faz-nos acreditar no dever cumprido.” — Alfredo Soares

 

(Notícia em atualização 23h34)